Você tem se perguntado se Deus está ti chamando a vida sacerdotal ou religiosa?
Muitos jovens se sentem interpelados por Deus. Mas não poucos sabem como dar os passos concretos na descoberta de sua vocação.
O discernimento do Chamado de Deus é um processo muito pessoal, mas você não precisa enfrentar este processo sozinho. Eis aqui alguns passos que podem ajudá-lo a discernir o chamado de Deus.
Coloque-se em Oração - A oração é o momento em que o ser humano se coloca na presença de Deus e procura “abrir os ouvidos e o coração” para Ele. É rezando que podemos descobrir o que Deus quer de nós.
Procure uma Direção Espiritual - Procure um sacerdote que possa te orientar na escuta de Deus. Assim como o jovem profeta Samuel precisou do sacerdote Eli, para perceber que Deus o estava chamando (Cf. ІSam.3, 1-9), cada pessoa precisa de um guia espiritual para ajudá-lo a reconhecer a voz de Deus em sua vida.
Contate-se com uma comunidade religiosa ou um seminário – é importante contatar-se com uma instituição formativa na qual você poderá aprofundar o processo de discernimento. Toda comunidade religiosa ou diocese tem uma pastoral vocacional.
Visite um seminário ou uma comunidade religiosa – é fundamental fazer uma visita, ou melhor, ainda, uma experiência em alguma instituição formativa. Esta experiência ajuda a ”sentir” o clima de seminário e da vida religiosa.
Faça o acompanhamento vocacional – todas as congregações e dioceses possibilitam um tempo de acompanhamento, antes da decisão de entrar na casa de formação religiosa, ou no seminário, para ajudar à pessoa a melhor discernir sua vocação.
Fique aberto para a vocação que Deus esteja te chamando, seja ela qual for - sua vocação pode não ser aquilo que você mesmo projetou para si, por isso não se oponha a Deus.
Se ao longo deste processo fica claro que Deus te chama à vida religiosa ou a vida sacerdotal, não hesite em responder a este chamado. Ouça as encorajadoras palavras do Papa João PauloІІ quando ele diz: “aos jovens de hoje digo: Sedes dóceis à voz do Espírito. Não tenhais medo de abrir o vosso espírito ao chamamento de Cristo, senti sobre vós o olhar amoroso de Jesus e respondei com entusiasmo à proposta de um seguimento radical”.(Pastores Dabo Vobis. 82.)
OBS: Este texto é de: Elias Lisboa
ResponderExcluirPostulante Pré-Noviço residente em Marabá-PA
Frei Haroldo Britto
Que legal........
ResponderExcluirQue Deus abençõe o seu trabalho !!!!!!!