Vocacionados do Pai:

Vocacionados do Pai:
Somos Escolhidos!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Acorda para Jesus!


Serviço de Animação Vocacional – Paroquial


1. O que é?
É um agrupamento de pessoas que trabalham na comunidade eclesial e em profunda sintonia com a Igreja particular, para auxiliar o surgimento, dar acompanhamento e facilitar o encaminhamento das vocações laicais, sacerdotais, religiosas e missionárias.

2. Qual o principal objetivo?
O principal objetivo do Serviço de Animação Vocacional Paroquial é possibilitar o surgimento e encaminhamento das diversas vocações na Igreja (cf. CNBB, Estudos 50, p.125).

3. Como começar?
Antes de tudo, deve-se conscientizar e motivar a comunidade através de um clima vocacional favorável, organizando cursos ou encontros formativos sobre o sentido da vocação na Igreja.

4. Quem são os membros?
O ideal é ter pessoas de diferentes idades (adolescentes, jovens, casais, religiosos, sacerdotes) que participam da vida da Igreja e dão testemunho da vida cristã. Cada grupo, movimento ou pastoral pode oferecer um membro para a formação do SAV-Paroquial. O convite pode ser geral ou pessoal, observando-se os sinais de disposição para o trabalho com as vocações.

5. Como deve se organizar?
A nível geral, o SAV-Paroquial deve ter um coordenador geral, um vice, um coordenador para cada uma de suas sub-equipes, secretário e tesoureiro.

6. Quais são as sub-equipes ou grupos onde o SAV-Paroquial deve trabalhar?
O SAV-Paroquial pode atuar em três ou mais grupos, os principais são:
1.1. Grupo Vocacional misto;
1.2. Grupos Vocacionais específicos;
1.3. Grupo Amigos das Vocações.

7. Possíveis atividades:
a. Oração
Missa, Hora Santa, Cenáculos vocacionais, Retiros e Tríduos Vocacionais; preces vocacionais na Missa e nas celebrações dos demais Sacramentos; especial atenção ao Dia Mundial de Oração pelas Vocações (4º Domingo da Páscoa); especial empenho no Mês Vocacional (Agosto); Grupos de Família para rezar pelas vocações; vigílias da Quinta-Feira Santa; Vigílias Vocacionais especiais para jovens; Ordenações Sacerdotais e Profissões Religiosas, aniversários de ordenações e profissões, jubileus, etc...
b. Formação e Conscientização
Cursos de conscientização para Agentes do SAV; Encontros Vocacionais; Catequese Vocacionais para crianças, adolescentes e jovens; caminhadas e gincanas vocacionais; festivais de música, cartazes, poesias e teatros vocacionais; Biblioteca vocacional na paróquia; programas de rádio; visitas às escolas, com dinâmicas vocacionais; Círculos bíblicos para estudos das vocações na Bíblia; cursos de conscientização vocacionais para jovens; exposições vocacionais, etc...
c. Chamado direto
Quem deve ou pode chamar? Todos. Especialmente os membros do SAV, chamar, não esperando que o jovem se apresente, sem temer a decepção; chamar de acordo com o sinal de vocação (alguns sinais: vida de oração, disponibilidade, espírito de equipe, de partilha, compromisso com Deus e seu povo); chamar pessoalmente, pelo nome e sobrenome (chamados gerais geralmente não produzem efeitos). O Servo de Deus, Papa João Paulo II exortava com muita convicção: “Não tenhais receio de chamar. Descei para o meio de vossos jovens. Ide pessoalmente ao encontro deles e chamai. Nós devemos chamar, o resto o Senhor fará”.
d. Colaboração financeira
Para ajudar a sustentar as atividades do SAV e na formação dos futuros padres, religiosos e religiosas, leigos e missionários, a equipe deve realizar eventos que mobilizem toda a comunidade para a arrecadação de materiais e fundos, deve-se criar o Grupo de Amigos das Vocações para que possam aos poucos colaborar afetivamente, profissionalmente e espiritualmente.