Vocacionados do Pai:

Vocacionados do Pai:
Somos Escolhidos!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Encontro Vocacional em Capanema-PA

Depois da semana vocacional de Barra do Corda para os jovens do Maranhão, a gora estamos realizando a semana vocacional de Capanema para os jovens dos Estados do Pará e Amapá. O encontro já iniciou mostrando mais uma vez que a bondade do Senhor da Messe continua presente na vida de sua Igreja. O nosso Serviço Vocacional agradece e louva a Deus por continuar reacendendo a chama do Carisma Franciscano-Capuchinho através de novos candidatos a essa vida. Nesta semana vocacional estão presente vinte e quatro (24) jovens, vindos das seguintes cidades dos dois estados: Capanema-PA, Primavera-PA, Nova Timboteua-PA, Peixe Boi-PA, Castanhal-PA, Ananindeua-PA, Belém-PA, Santana -AP e Macapá-AP. Se você é um jovem que ainda não conhece o Chamado de Deus e deseja consagrar-se inteiramente a Ele através da Vida Consagrada procure este Serviço Vocacional. Pois assim como Eli mostrou os caminhos da Vocação para o grande Profeta Samuel, nós estamos a serviço do Senhor com esta finalidade.
Frei Haroldo Britto – Secretario para Animação Vocacional da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo.

























quinta-feira, 15 de julho de 2010

Semana Vocacional em Barra do Corda (MA)

Movidos pelo Espírito do Senhor os Frades menores Capuchinhos da Província Nossa Senhora do Carmo estão promovendo mais uma semana vocacional em Barra do Corda com o objetivo de ajudar os jovens do Maranhão a ouvir o chamado do Senhor. A certeza de Deus não para de Chama e enviar operários para sua messe está estampada na alegria e no entusiasmo destes 27 jovens vindos das diversas regiões do Maranhão, como: Barra do Corda, Imperatriz, S. Luís, S. Pedro da Água Branca, Buriti de Inácia Vaz, Tuntum e Trizidela do Vale e Estreito

O encontro, iniciou no dia 11 deste mês e está sendo coordenado pelos animadores vocacionais: Frei Haroldo, Frei Domingos, Frei Mateus, Frei Ezequiel, Frei Fabiano, o postulante André e os dois aspirantes : João e Fergnan.

Os frades animadores vocacionais estão animados e satisfeitos com o empenho, a abertura e a disponibilidade dos jovens participantes. O término da semana será na sexta-feira (dia 16) com o almoço.

















quinta-feira, 8 de julho de 2010

A fé e a vocação

Não esqueçam nunca que a sua vocação é um ato de fé. Fé no triunfo da sua vida, fé que vocês não serão fraudados naquilo que vocês entregaram. Vocês não renunciaram a vida, nem ao amor: mas descobriram uma medida superior de vida e amor: Cristo, com os seus mistérios, lutas e dores. Tudo isso é humano e Deus não nos desumaniza quando nos chama, desumanizados não lhe interessamos. O mistério formoso da vossa vida é esta cruz que forma o encontro entre o humano e o divino em vocês. Não peçam descanso, quando Cristo lhes pede e lhes chama para que subam o ápice; não peçam paz, quando Cristo lhes pede estar em ato de entrega e luta constante.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Imitar Jesus como Francisco de Assis

Tomás de Celano, um dos biógrafos de São Francisco, conta a história vocacional de Frei João, conhecido como o simples. Certa feita esse agricultor encontrou-se com São Francisco e pediu-lhe para ser frade, pois queria servir a Deus. São Francisco diante de tal desejo e de tão nobre propósito acolheu João, pedindo apenas que renunciasse aos bens em favor dos pobres.

João, entusiasmado pela oportunidade para a realização de seu ideal, apressadamente ofereceu a São Francisco um boi, sua única herança. São Francisco, diante de tamanha disponibilidade e simplicidade ficou muito feliz. Porém, a família quando soube da decisão de João, correu ao encontro de São Francisco, e aos prantos, lamentava não porque ia “perder” um membro da família, mas o boi. O santo, que era cheio de ternura e compreensão devolve o boi e acolhe na Ordem o simples João, dando-lhe a veste da penitência.

Tendo entrado na Ordem, frei João tornou-se muito próximo de São Francisco, por ele tinha uma grande admiração, procurando-o imitá-lo em tudo: se São Francisco meditava, se cuspia, tossia, respirava, chorava, levantava os olhos, se levantava as mãos, João fazia à mesma coisa.

Percebendo as atitudes de frei João, São Francisco perguntou-lhe porque ele fazia isso. O frade na sua simplicidade respondeu: “Prometi fazer tudo o que fazes. Para mim é perigoso escapar alguma coisa”.

A história do frei João nos ajuda a compreender o significado da palavra Mimeses. Frei João ver em São Francisco um referencial, um exemplo, um modelo, para que pudesse seguir e viver plenamente conforme a vontade de Deus.

A história de Frei João ainda nos ajuda a entender qual deve ser a atitude do imitador, daquele que deixa tudo, sua única herança, para consagra-se a Deus numa vida plena em Cristo.

O Imitador é o que se propõe a percorrer o mesmo caminho de outro. Como frei João, o imitador é aquele que faz o propósito de fazer tudo o que o seu mestre faz. A ele fica atento, pois se preocupa que algo lhe escape de forma que não possa imitá-lo.

A sociedade hodierna apresenta e ao mesmo tempo impõe vários modelos a serem seguidos, e aos quais muitos procuram assemelhassem, eclipsando aquele que é o verdadeiro e essencial arquétipo: Jesus Cristo.

Diz o apóstolo Pedro, na sua primeira carta, que nossa vocação é imitar Jesus: "De fato, para isso é que vocês foram chamados, pois Cristo também sofreu por vocês, deixando-lhes exemplo para que sigam os passos dele" (2, 21). (Texto de Frei Rufino Primeiro).

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Se aprendermos a ouvir a Deus, não temeremos nada, diz Papa

"É preciso ensinar o nosso coração a reconhecer o Senhor, a ouvi-lo como pessoa que nos está próxima e nos escuta. Se aprendermos a ouvir esta voz e a segui-la com generosidade, não teremos medo de nada, pois saberemos que Deus é Amigo, Pai e Irmão", disse o Papa Bento XVI aos jovens, neste domingo, 4, em sua visita pastoral à Sulmona, na Itália.

Logo em sua chegada à Catedral de São Pânfilo - padroeiro da cidade, o Papa fez um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Em seguida, foi acolhido por um discurso do bispo local, Dom Angelo Spina, e foi saudado por dois jovens representando todos os presentes.

Das palavras proferidas pelos jovens, o Papa ressaltou um aspecto positivo e outro negativo. O primeiro é a sua visão cristã da vida, resultado da educação recebida da família e dos educadores. O negativo são as sombras que escurecem seu horizonte: problemas concretos que dificultam as perspectivas de um futuro sereno e otimista; assim como falsos valores e modelos ilusórios que ao invés de preencher a vida, a esvaziam.

Para encorajá-los, Bento XVI usou uma expressão jovem, dizendo-lhes que têm “uma marcha a mais”, por conservarem fortes suas raízes históricas e fazerem delas a sua “mestra de vida”. “O cristão tem boa memória, ama a história e quer conhecê-la”, disse o Papa.

Em seguida, o discurso se direcionou para o chamado de Deus: a vocação. Para o Papa, "é preciso ensinar o nosso coração a reconhecer o Senhor, a ouvi-lo como pessoa que nos está próxima e nos escuta. Se aprendermos a ouvir esta voz e a segui-la com generosidade, não teremos medo de nada, pois saberemos que Deus é Amigo, Pai e Irmão". Em síntese: o segredo da vocação é a relação com Deus, a oração.

O diálogo com Deus é garantia de verdade e liberdade, e não distrai ninguém da realidade; não aliena, mas defende do orgulho e da presunção, das modas e do conformismo. “Quem segue Ele, não tem medo de renunciar a si mesmo, pois “a quem tem Deus, nada falta” – como dizia Santa Tereza d’Avila.

O Papa convidou os jovens a adentrarem-se no caminho da santidade, que os fará mais criativos ao resolver os problemas da vida, pois o cristão não é individualista. Até a vida solitária de oração e penitência é sempre ao serviço da comunidade, jamais se contrapõe a ela. “Eremitérios e mosteiros são oásis, fontes de vida espiritual – explicou – e os monges não vivem para si, mas para os outros, para que a Igreja e a sociedade sejam sempre irrigadas de novas energias, de ações do Senhor”.